CENTROS DE FITNESS EM CONDOMÍNIOS: IMPLANTAÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO SEGURA
24/08/2010 22:21
CENTROS DE FITNESS EM CONDOMÍNIOS: IMPLANTAÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO SEGURA
Salas de ginástica em condomínios têm sido um espaço cada vez mais utilizado pelos moradores. Boa parte dos novos empreendimentos já oferece este benefício como diferencial. Se o seu condomínio ainda não tem, saiba que é totalmente possível implantar uma. Para isso, entretanto, são necessários alguns cuidados, principalmente, na compra dos equipamentos, na escolha do espaço onde funcionará o centro de fitness e com os cuidados em termos de segurança da utilização pelos moradores.
Considerando os grandes centros urbanos do país, levantamentos estatísticos demonstram que não mais que 10% possuem Centros de Fitness adequadamente equipados para uma prática segura e de resultados. Se pensarmos que esse espaço pode atrair moradores e valorizar o condomínio, já que se trata de um diferencial, vale a pena avaliar a implantação de um. Em relação ao número de moradores que utilizam estes espaços, calcula-se que 20%, em média, tornam-se usuários efetivos desse serviço em função da baixa adesão das pessoas à prática de exercícios físicos. Mas este quadro pode modificar-se, e muito dessa mudança no estilo de vida pode estar associada à praticidade de ter no próprio local de moradia um espaço para cuidar da saúde da família. Isso porque, um Centro de Fitness no condomínio, quando bem equipado, é um incentivo para quem quer praticar algum esporte, mas tem preguiça de ir até uma academia convencional, e um conforto para quem tem pouco tempo para treinar. Hoje, é possível contar com profissionais e empresas especializadas no mercado e que podem fornecer todo o suporte necessário para implantação desse serviço em um Condomínio.
Um ponto absolutamente importante e que hoje se constitui em exigência legal, mas que nem sempre é lembrado, é a presença de um Profissional de Educação Física, que torna a prática esportiva mais segura, saudável e capaz de proporcionar um monitoramento da saúde dos praticantes. O custo desse profissional não é alto, pode e deve ser partilhado entre os moradores e pode ainda ser feito por intermédio da contratação de empresas especializadas, evitando assim contratação direta dos profissionais pelo Condomínio.
IMPLANTANDO O CENTRO DE FITNESS
Fazer um projeto é fundamental para que tudo que é desejado pelos moradores transforme-se em realidade. Existem profissionais e/ou empresas no mercado que desenvolvem todo o projeto, desde a adaptação do espaço físico aos equipamentos. A seguir apresentamos 7 ações essenciais para a implantação segura de um Centro de Fitness.
1. Escolha do local: Depende da disponibilidade do condomínio (com 16m² já é possível ter um Centro de Fitness), o ideal é que o espaço seja claro e arejado;
2. Elaboração do projeto: Nele devem constar o número de unidades, a estimativa % de uso, o layout do espaço com os equipamentos considerando seu uso e não apenas o espaço que ele ocupa, acessórios, decoração, espelhos, som e vídeo, piso adequado e bebedouro;
3. Pesquisa de Demanda: Além de saber se há interesse real por este tipo de serviço, é importante conhecer o perfil dos futuros usuários, ajudando assim na escolha dos equipamentos;
4. Compra dos Equipamentos: É importante optar sempre por equipamentos de linha profissional, usados em Academias. Os aparelhos da linha home-fitness (para uso doméstico) apesar de mais baratos, se deterioram rapidamente, pois são dimensionados para uso de poucas pessoas e por pouco tempo. Além disso, é importante considerar a necessidade dos acessórios, como halteres, caneleiras e colchonetes;
5. Escolha do Piso: O piso da sala deve ser preferencialmente emborrachado, pois assim além de evitar acidentes, como escorregões, oferece maior aderência aos equipamentos, como as esteiras, que costumam se movimentar durante a prática esportiva quando o piso é liso;
6. Layout adequado: Além do espaço entre os equipamentos, necessário á utilização segura e circulação das pessoas (a distância entre equipamentos varia entre 40 cm a 1 m, dependendo do aparelho), é importante observar a disposição desses equipamentos durante o seu efetivo uso. Posições de execução dos exercícios não devem criar situações constrangedoras e muito menos condição para acidentes;
7. Instalação do Centro de Fitness: Deve ser aprovada em assembléia, já que haverá investimento e alterações no patrimônio de todos. Para isso é importante que seja apresentado com o maior número possível de detalhes os custos de implantação e manutenção, evitando com isso que se instale um problema, e não uma solução coletiva.
AJUSTANDO O FUNCIONAMENTO: AS REGRAS DO JOGO
Estabelecer regras para o uso do espaço é extremamente importante. Com elas, é possível exercer o controle de quem freqüenta e da utilização em si mesma, evitando problemas tanto de mau uso quanto de uso inseguro. No caso do Condomínio não ter um Regulamento Interno que contemple regras para uso deste espaço, é necessário que os condôminos assinem um Termo de Responsabilidade para poder usufruir o Centro de Fitness. Recomendamos que seja consultado um advogado do segmento imobiliário ou a própria Administradora do Condomínio para que tal registro seja feito, resguardando assim o Condomínio de possíveis problemas relacionados ao uso do espaço e as condições de saúde dos usuários. É importante que nas regras de funcionamento do Centro de Fitness estejam presentes informações do tipo: dias e horários para utilização, responsabilidade do usuário de repor qualquer peça ou equipamento no caso de danos gerados pelo mau uso. Além disso, é fundamental que haja no Condomínio um Termo de Responsabilidade, a ser preenchido e assinado pelo condômino, onde ele declara estar praticando atividades físicas espontaneamente e que se responsabiliza por eventuais riscos e danos à sua saúde. No caso de haver um Profissional de Educação Física no local devem ser utilizados protocolos específicos para verificação das condições físicas e orgânicas de cada usuário, além da exigência de um atestado médico liberando o mesmo para a prática de exercícios físicos. Além disso, é importante que haja no local um controle do acesso dos moradores, como um livro de presença ou algum sistema informatizado, registrando cada usuário toda vez que este freqüentar a sala.
É importante também que a utilização do espaço seja restrita aos Condôminos, pois abrir o uso para visitantes além de perigoso pode criar problemas quanto à segurança do ambiente, de natureza estritamente familiar.
MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
Para garantir mais durabilidade aos equipamentos e bem-estar aos usuários do Centro de Fitness, é fundamental que se estabeleça um plano de manutenção periódica, que inclui lubrificação e limpeza adequada dos aparelhos. Na aquisição dos mesmos, sempre que for possível, é interessante que se adquira os planos de garantia estendida, aumentando a vida útil deles e reduzindo os gastos com conserto, normalmente caros. É importante ainda que na aquisição dos equipamentos escolha-se fabricantes que dão garantia quanto ao uso e à manutenção do dia-a-dia dos equipamentos.
IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Embora infelizmente ainda não é prática comum, ter um profissional habilitado e devidamente registrado para acompanhar a prática dos usuários do Centro de Fitness deveria ser uma prática freqüente. Estima-se que somente 1% dos condomínios com Centro de Fitness tenham um profissional contratado. A falta dele para orientar os usuários pode gerar problemas para o condomínio, chegando até a uma reclamação judicial. Exercícios mal executados, cargas mal dimensionadas ou séries com falhas na sua estruturação, podem causar lesões ou mesmo acidentes com conseqüências graves. O Conselho Regional de Educação Física (CREF) exige, por força de lei, a presença de um profissional devidamente registrado em Centros de Fitness com o propósito de orientar os praticantes, elaborar os programas de treinamento, corrigir a execução dos exercícios, além de avaliar a evolução dos resultados pretendidos como forma de redimensionar os treinamentos, sempre respeitando a individualidade biológica de seus clientes.
A contratação desse profissional deve ocorrer de acordo com a demanda do condomínio. Uma idéia que tem dado certo é a contratação de uma empresa (pessoa jurídica) especializada neste ramo, o que evita vínculo trabalhista direto entre o profissional e o condomínio. Os dias e horários de funcionamento do Centro de Fitness deverão ser função das preferências de horários para a realização das atividades físicas, ajudando assim na definição do horário de trabalho do profissional e otimizando os custos da contratação. Finalmente, além das aulas tradicionais, o profissional pode implementar a prática de outras atividades, aproveitando as áreas livres do condomínio como: escolinha de esportes, torneios internos e ginástica ao ar livre, dentre outras. Na piscina, quando existente e adequada pode oferecer aulas de natação e hidroginástica para diferentes faixas etárias. Além disso, o professor pode contribuir com campanhas de incentivo à prática do exercício físico, estimulando os moradores a utilizarem o Centro de Fitness e as demais dependências do condomínio como uma forma de melhoria da qualidade de vida e do aumento da interação social, por intermédio de eventos temáticos realizados no âmbito do próprio condomínio.
Fonte: Jornal Condomínios Em Foco
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